12 de fevereiro de 2007

PRECONCEITOS DO MEIO TEATRAL

No meio teatral, o preconceito contra produções "a la Broadway" é enorme. Em duas semanas ouvi relatos de amigos que foram assistir aos espetáculos "Sweet Charity" (peça com Cláudia Raia encabeçando o elenco) e "O Fantasma da Ópera". Todos amaram. Se emocionaram, se arrepiaram, disseram que era uma das melhores coisas que já tinham visto na vida. Eu não duvido que realmente seja bom, mas acabo não indo conferir.
Motivo número 1: o preço dos ingressos (geralmente em torno de 100,00)
Motivo número 2: essas grandes produções, que custam milhões de reais e contam sempre com pessoas de grande visibilidade no elenco, usufruem da lei Rouanet, (lei de incentivo que estimula a parceria de empresários, com o abatimento do Imposto de Renda de pessoas jurídicas de até 4%) Tradução: Ao invés de pagar ao governo, a empresa patrocina espetáculos com esse valor permitido.
Até aí, tudo bem. A questão é que somente espetáculos com grandes nomes, grande visibilidade e grande produção (o caso de O Fantasma da Ópera, trazido ao Brasil pela CIE, empresa de entretenimento) é que podem contar com empresas interessadas em ligar seu nome ao projeto. Sem a necessidade do uso da lei Rouanet. E enquanto os grandes investidores puderem ter o nome da sua empresa estampado num grande sucesso, qual seria o interesse em patrocinar um grupo desconhecido com uma peça igualmente desconhecida? Ou seja, quem realmente precisa fica sem.
É o caso do "Cirque du Soleil", com um espetáculo INTERNACIONAL que usufruiu de uma lei de incentivo NACIONAL. Ou seja, a Visa e o Bradesco deixaram de pagar impostos ao governo Brasileiro para patrocinar o evento. Será que com ingressos em torno de 300,00 isso seria necessário? E como descobriram uma brecha na lei que permite que grupos internacionais usem a nossa lei de incentivo????
Daí a birra do povo do meio teatral. Essas peças acabam sendo uma máquina de fazer dinheiro. E olha que não estou duvidando de sua qualidade. Pelo contrário: Sempre contam com um grande elenco que canta, dança, interpreta, cenários e figurinos maravilhosos com histórias igualmente maravilhosas.
No meio, essas peças são chamadas "Comerciais". Ou seja, entretenimento fácil e caro, de grande apelo.
Veja bem, estou aqui colocando a visão do meio teatral e a minha também, como artista pensante.
Agora vamos aos fatos: como atriz, adoraria fazer parte de um musical, gênero que me agrada muito. Adoraria trabalhar numa grande produção, cantar, dançar, atuar, com salário, casa cheia todo dia, visibilidade...
Ou seja: Não cuspa pra cima que pode cair na cara.

Nenhum comentário: