23 de janeiro de 2007

O QUE ENCANTA E O QUE DESENCANTA

ME ENCANTA
Acreditar que a arte pode melhorar a vida das pessoas.
Poder viver mil vidas, como se fossem minhas.
Poder dizer alguma coisa ao mundo.
Burburinho da platéia.
Adrenalina antes de entrar em cena.
Estudar um personagem. Falar, pensar, andar, reagir como ele.
A concentração dos atores antes de uma peça começar.
Sentar para me maquiar e me vestir como o personagem.
O público fiel.
A energia que pode construir ou destruir um espetáculo.
Emocionar-me com uma cena.
Conseguir emocionar alguém com uma cena.
A beleza de uma cena, uma música, uma dança.
Ver a peça ficando pronta.
A união que move todas aquelas pessoas (atores, diretor, técnicos, cenógrafo, figurinista) para um projeto em comum.
A troca de energia com a platéia.
A coisa viva. O aqui e agora. O momento que é único.

ME DESENCANTA
A falta de público.
O preço exorbitante dos ingressos.
A falta de costume do brasileiro de ir ao teatro.
Cancelar a peça por falta de público.
A dificuldade em conseguir entrar nas leis de incentivo, que são poucas.
Produzir uma peça.
A dificuldade em arrumar patrocínio.
A premissa: "Se não tem gente da novela eu não vou ao teatro".
Os baixos, ou na maioria das vezes, nenhum salário.
Pagar para trabalhar.
Ouvir: Você faz teatro? Mas o que faz realmente da vida?.
O preconceito: "ator é tudo viado e atriz é tudo puta".
Outro preconceito: ator é tudo hippie e vagabundo.
Alguém perguntar: "Você não vai fazer novela"? (como se fosse fácil e obrigatório).

3 comentários:

Anônimo disse...

Marílha,
o que ainda me encanta é poder assistir você no palco e como platéia poder ser parte do que te encanta.
mil beijos
Ella kobiaco

Antônio do Amaral Rocha disse...

Má, vc viu o comentário da Elaine: repito o mesmo.
Antõnio, papai

welliton disse...

oi adorei suas palavras, vc sabe mesmo como passar uma mensagem, tambem gosto muito de teatro e tambem participo de oficinas, porem nao sei o suficiente para conduzir a mesma,vc pode me ajudar meu email é welliton201011@hotmail.com
obrigado!!!!!!!!!!