27 de janeiro de 2009

AJUDA PARA AULAS DE TEATRO

Graças a um post sobre minha experiência com arte-educação, umas 7 pessoas já se comunicaram comigo pedindo-me ajuda sobre como dar aulas de teatro.
Em primeiro lugar, é engraçado pensar que pessoas desconhecidas, através de sites de busca, vieram parar no meu blog, que na verdade é apenas uma forma de desabafo dessa atriz que vos fala...

Bom... de antemão já digo que não há fórmula secreta, e que a única maneira de aprender a dar aulas, é dando aulas... Ou seja, ou você se aventura de cara, ou vira assistente de algum professor experiente para ir pegando a manha.

Digo que, em 3 anos de experiência, ainda estou pegando o jeito e sei que preciso ter mais experiência e "malemolência" com algumas idades... Tendo em vista que teatro é experiência humana, nunca se aprenderá tudo, pois cada aluno será diferente e te motivará a ter atitudes diferentes.

O que posso fazer para ajudar é indicar leituras importantes e na minha opinião obrigatórias, para quem quer aprender o ofício:

- "Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin" ( meio caro, mas vale a pena)

- "Jogos teatrais na sala de aula" - Viola Spolin

- "O jogo dramático infantil" - Peter Slade

- "Jogos Teatrais" - Ingrid Koudela

Nesses anos de aprendizado, entendi que:

- Teatro é forma de expressão, educação, socialização e é formador de opinião.
- Não há aluno melhor ou pior, mais ou menos talentoso, mas sim maneiras de expressão individuais e diferenciadas.
- Não há necessidade de uma apresentação de conclusão de curso, porém os alunos adoram e os pais também, pois são ávidos pelos resultados.
- Incentivar a coletividade e outros valores éticos, como trocar, dividir, respeitar, ajudar, ouvir, contemplar o trabalho do colega. O teatro ajuda a formar cidadãos éticos e pensantes.
- o teatro é para qualquer idade, mas crianças acima de três anos estão mais aptas para aprender e apreender o fazer teatral.

bom... acho que por enquanto é isso. Como disse anteriormente, só aprendemos fazendo. E nunca saberemos o suficiente...

7 comentários:

Luís Pereira disse...

impressionante como você fala com propriedade sobre o assunto. Parece que você tem 30 anos de experiência, e não três. E vai escrever bem assim lá na China. Já falei, é mal de família.

Mari disse...

Mariliaaaaa,

Feliz 2009!!!

Adorei o seu texto!!! Precisamos marcar de nos ver!!!

beijocas
Mari

Unknown disse...

mai meu maior sonho e trabahar com teatro como nao tenho nehuma esperiencia brinco de teatro na minha igreja adimiro muito quem tem este dom nao tenho recusos para fazer um cuso de teatro espero um dia ter parabens pelo seu maravinhoso texto marcia de sp 10 02 09

Unknown disse...

marilia, tenho 18 anos e estou a procura de um curso de teatro, portanto meus pais não aceitam ainda bem a idéia. eu já atuei algumas vezes e não sei como expressar em palavras o que foi isso pra mim. Gostaria de alguns conselhos seus. se for possível gostaria que me add no Msn(daniela-melo-medina@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria da sua ajuda em forma de orientação, pois ja faço Teatro há alguns anos, e ainda não sou licenciada, pretendo prestar vestibular para Artes Cênicas este ano, tenho apenas 18 anos, e ainda não tenho um DRT. Eu poderia ministrar aulas de Teatro? Se possível meu e-mail é o: jessica-nari@hotmail.com. Aguardo!

Cristiano Alopes disse...

ola me chamo Cristiano A.Lopes estou passando por momentos muito dificeis apesar de 16 anos de teatro estou aprendendo tudo outra vez,começei agora a trabalhar nas escolas do meu municipio e agora pela primeira vez com educação infantil...comfesso estou me adaptando agora depois de ters meses no projeto ...mas lendro um pouco sobre o que vocé escrevei .....confesso vocé me motivol muito obrigado e quero continua apart6i de agora mantendo contatos com vocé me add ai KIRUSTIANO@HOTMAIL.COM UM GRANDE ABRAÇO E SUSSESSO......

Unknown disse...

Olá,passeando pela net encotrei vc!! gostaria muito de sua ajuda,tem 3 meses que estou em uma experiencia muito boa,estou dando aula de teatro em uma escola,confesso que esta dificil e que não tenho muita experiencia,mas que eu gostaria muito de adquirir,amo o que eu faço,e gostaria muito que vc me ajudasse,o meu email é marcellynha18@yahoo.com.br e meu tel é 8068 3126 ou se preferir marceladeoliveira25@gmail.com,muito obrigada!!!