23 de agosto de 2007

MOVIMENTO CULTURAL DE NOVOS GRUPOS DE TEATRO

MOVIMENTO CULTURAL DE NOVOS GRUPOS DE TEATRO

Devido à dificuldade dos novos grupos de teatro encontrarem um espaço para se apresentarem, salas para ensaio, aprovação em editais municipais, estaduais e federais, surge a idéia de criar um movimento para fomentar oportunidades para esses grupos.
Esse Movimento visa apoiar esses grupos, criando um espaço único para que tenham a oportunidade de divulgar projetos que estejam em processo de ensaio ou apenas buscam um espaço para apresentarem seus trabalhos. Esse espaço, os Saraus, tem também o objetivo de aproximar artistas capazes de criar novos projetos, fornecer oportunidades de trabalho, unir forças da classe teatral e enfim, criar uma aproximação entre o teatro e seu público.
Nas duas edições do Sarau conseguimos alcançar nossos objetivos: Unimos pessoas interessantes com apresentações, discussões, divulgação de trabalhos, Workshops e iniciativas: principal característica do MOVIMENTO.
Para que este MOVIMENTO funcione precisamos de um bom alicerce, e não alcançaremos este objetivo se não contarmos com a união de novos grupos, parceiros e apoiadores.

Nesse ano de 2007 o primeiro objetivo foi alcançado graças a parceria do Teatro Fábrica que disponibilizou ao MOVIMENTO um espaço em um horário alternativo. Conseguimos o espaço para sábados as 4 horas da tarde. E agora a nossa luta é para desvincular esse horário do teatro infantil.
E isso é só o começo: com documentos em mãos (proposta do movimento, fotos e atas dos Saraus, cartas de apoio, fotos dos espetáculos do teatro Fábrica) poderemos chegar aos órgãos públicos para pedir oportunidades para esses grupos, tais como: editais de premiação próprios para grupos com menos de 5 anos de formação, salas de ensaio gratuitas dos teatros públicos, editais próprios dos teatros da prefeitura etc... tudo que possa contribuir para o fazer teatral no Brasil e divulgação da cultura.
É isso ai: Fazer teatro no Brasil é LUTA, e estamos juntos nessa empreitada.

Nenhum comentário: